COCA-COLA TEM HISTÓRIA

A marca Coca-cola foi criada por Frank Robinson, que também desenhou à mão o logotipo.

Robinson era contador e amigo de John Pemberton, que inventou o refrigerante em 1886, nos Estados Unidos.
Pemberton era farmacêutico e sua intenção não era exatamente criar um refrigerante, mas sim uma espécie de tônico para combater a dor de cabeça.


188? - encontramos este anúncio de jornal da Coca-Cola, sem o logo mas assinado pelo próprio John Pembertom, o criador. Ainda não foi possível defInir a data correta. Por não haver o logo, pode ser que seja o primeiro. O texto é muito importante e está traduzido abaixo. É um anúncio do concentrado original e não da bebida.

(tradução ) - Coca-Cola concentrado e extrato. Para águas com "soda" e outras bebidas carbonatadas (NE: com gás carbônico). Esta "bebida intelectual" e drink de temperança (NE: de abstinência, sem álcool) contém as valorosas propriedades tônicas e estimulantes nervosas da planta Coca e das nozes de Cola (ou Kola), e faz não apenas uma bebida deliciosa, alegre, refrescante e revigorante (servida com soda water fountain ou em outra bebida carbonatada), mas um valoroso tônico para o cérebrro, uma cura para todas as doenças nervosas - dor de cabeça, neuralgia, histeria, melancolia etc. O sabor peculiar de Coca-Cola delicia qualquer paladar e é servido de uma soda fountain da mesma maneira que qualquer concentrado de frutas. John Pemberton, químico, único proprietário, Atlanta, Georgia.
Em 29 de maio de 1886 este é o primeiro anúncio da Coca-Cola. Foi publicado por John Penberton no The Atlanta Journal. Este material foi disponibilizado por Phil Mooney, arquivista e historiador oficial da Coca-Cola em Atlanta.

Cinco anos depois Pemberton vendeu os direitos de comercialização da Coca-Cola. Quem comprou foi um empresário chamado Asa Griggs Candler.

Muita gente diz que Pemberton fez besteira ao vender a fórmula. No entanto, quem entende do assunto, sabe que o sucesso não vem do sabor da bebida em si, mas sim do marketing.

Candler é considerado o grande gênio por trás da Coca-Cola. Foram suas táticas agressivas de propaganda popularizaram a marca.

Mesmo assim, ele não era infalível. Até 1894 a Coca-Cola era vendida somente em copos abertos de 237 mililitros, diretamente em pontos comerciais.

Foi neste ano que um comerciante chamado Joseph Biedenharn propôs a Candler vender a bebida em garrafas. Candler achou que não faria sucesso e, cinco anos depois, vendeu os direitos de engarrafamento por apenas um dólar.

Após a morte de Candler, seus filhos venderam as fábricas para um grupo de empresários liderados por Ernest Woodruff.

Cinco anos mais tarde o filho de Woodruff, Robert, assume a presidência da empresa. Também um gênio do marketing, assim como Candler, ele foi o responsável por popularizar a Coca-Cola no mundo todo.

Uma das táticas usadas por Woodruff era espalhar o logo da Coca-Cola por todos os eventos possíveis. Ele era adepto de um marketing incisivo. Em uma de suas campanhas, por exemplo, enviou representantes da empresa de porta em porta para instalar um abridor de garrafas de parede, tudo grátis.



Aliás, a chegada da Coca-Cola no Brasil tem a ver com essa ousadia de Robert Woodruff. Durante a Segunda Guerra Mundial ele prometeu que todo soldado americano poderia comprar uma Coca-Cola pelo mesmo preço pago nos EUA (cinco centavos), independentemente de onde ele estivesse.



Por isso, com a instalação da base americana em Recife, na mesma época, a bebida chegou ao Brasil para fazer valer a palavra de Woodruff.

 

1944 - Com a guerra e as bases americanas no Nordeste, uma fábrica de Coca-Cola foi montada no Brasil em 1942. Pode ser que seja a primeira publicada nas Seleções - não tenho certeza.


1944 - Dentro daquela incompreensão do que era o Brasil, uma tourada mexicana. Vamos analisar: a arte não deve ter sido feita aqui e veio pronta. Certamente para a Seleções Readers Digest. O mais interessante é que esta é a primeira que encontrei com preço para o Brasil: Cr$ 1,00


1945 - Acredite se quiser, essa é uma propaganda brasileira. Ela não tem nada a ver com o Brasil e seria mais adequada na Suiça...


1945 - Essa outra propaganda brasileira com a mocinha estrábica é em engraçada. Ambas remetem às campanhas dos anos 1910 e 20 nos Estados Unidos. Nesta época começava na publicidade relacionada com a empresa no Brasil, Eliezer Burlá que acabou como vice-presidente mundial da McCan Ericsson e deteve a conta da Coca-Cola por 25 anos seguidos.


1946 - O caroto pegando escondido a Coca enquanto a irmã namora no balanço. Bem brasileira. Ou será bem chilena??? É a mesma arte.


1946 - Ainda saldos dos anos 10 e 20, a Coca aristocrátrica no Brasil.